PenseSkate

           

Tio Verde

Tio Verde

VISÃO VERDE: A visão única do nosso Tiozão

CAPACETE: PUTA PROTEÇÃO!

10.02.2011

comentários 5 comentários

Allan  Mesquita não costuma usar equipamentos, mas no Brasileiro de Banks ano passado no banks da Lagoa, o uso era obrigatório, fs nosebone (crédito : Tio Verde)

Allan Mesquita não costuma usar equipamentos, mas no Brasileiro de Banks ano passado no banks da Lagoa, o uso era obrigatório, fs nosebone  (crédito: Tio Verde)

Resolvi escrever esse post, depois de ver voltar com força total a campanha para o uso de capacete em quaisquer terreno que se ande de skate e de também protagonizar indiretamente um dos fatos que reforçaram e muito essa campanha.

A primeira foi com o filho do renomado fotógrafo de skate e editor da Tribo Skate, Shin Shikuma, cujo acidente foi numa descida de ladeira com skate, sem o capacete. E a segunda, com o profissional Alessandro Ramos, que dispensa qualquer comentário.

Nos dois casos a mesma lesão: traumatismo craniano e pronto, o que se falava tanto quanto ao não uso de proteção aconteceu e justamente com duas pessoas super conhecidas, mas vamos ao que interressa.

Pra alguns skatistas é uma questão de estética, pra outros de desconforto ou de skate muito no pé, mas na verdade é que quase ninguém usa capacete, a não ser que o campeonato torne o uso obrigatório.

E eu acho que todo skatista tem seu direito e deve, principalmente, assumir toda responsabilidade do que acontecer com ele. Mas sabemos que não é bem assim, porque se ele se quebrar num champ, aonde não era obrigatório o uso do capacete, a irresponsabilidade passa a ser dos produtores do evento.

Na década de 80 eu fotografava e curtia surf, numa época em que existia Shaun Thomson, Mark Richards, Cheyne Horan, Martin Potter, Gerry Lopez, Tom Curren, Derek Ho e Tom Carroll e não essa palhaçada que existe hoje, mas foi de Tom Carroll, Campeão Mundial na época que chocou o mundo do surf indo sufar Pipeline clássico de capacete.

Todos sabem, (ou alguns) o que é surfar Pipe quando está quebrando no quarto reef, bancada rasa de corais super afiados, aonde mesmo sentado sua cordinha pode se enroscar e babau, mas para Carroll, aquilo tinha um significado e um cara projetou um capacete para surfistas e pagou uma grana muito boa para que ele usa-se o tal artefato em Pipe, em quaisquer condição e até hoje vejo alguns vídeos de Pipe em condições que se não é igual da minha época, continua sendo tenebroso e com quase 100% dos surfistas sem capacete.

No skate a coisa funciona quase que igual ao surf, e vejo muito Pro em eventos de bowl e banks sem equipamento de segurança e também posso afirmar até um fato no mínimo curioso. Tirando o Alessandro, eu só vi um cara se machucar num evento de bowl, que foi o Raul Roger, no Fix To Ride do Arpex e que quebrou o braço, é mole? E tava com equipamento de segurança.

Na verdade o capacete é um bom outdoor para quem apóia algum skatista, pois amarca fica muito melhor que no shape. Isso eu concordo e a galera que é do vertical sabe disso e tira um bom proveito além de estar bem protegido. Acho que até é por isso que são tão bem remunerados, mas assim como em Pipeline, acho que nenhum skatista vá se aventurar num terreno que só de se colocar o pé no coping, já dá medo, que dirá se atirar, só com o skate muito no pé mesmo.

Mas antes de levantar essa bandeira em prol do capacete, deveríamos também levantar a bandeira de que toda marca que apóia um atleta deveria pagar um plano de saúde para o skatista, mesmo que básico, para que o skatista tenha pelo menos os primeiros socorros mais rápidamente, e posso te dizer que não é tão absurdo assim, porque hoje existem planos bem acessíveis hoje em dia.

Uma pergunta eu gostaria de deixar no ar: Será que você skatista, que tem seu skate super no pé e não usa capacete por acreditar muito em si próprio, teria a coragem de dropar a Mega Rampa sem equipamento? É bom pensar irmão porque hospital público, nem o Alessandro, nem eu e nem você merece! Boas Sessions.

comentários

  BRUNO FUNIL:

É isso ae Tiozão, tá ligado naquele anúncio da Bradesco Seguros: "vai que..." é por aí, o popular "é cuntigomerrmo" a escolha é sua. Skate sempre!!!

10.02.2011 21:31   | Rio de Janeiro, RJ

  Bruno Costa:

Pois é, Verdaço, faz-se necessário na verdade em qualquer esporte radical... Por que é obrigatório no BMX?! Creio que deveria ser obrigatório sempre nas comepetições, das menores as maiores, sem distinção.

Acidente acontece das maneiras mais absurdas, as vezes nem mesmo o capacete poderia amenizar a gravidade de um, porém apenas o fato de usar já torna a sensibilidade de qualquer um mais segura para projetar uma manobra ou fazer algo mais audacioso.

Espero apenas que o Ramos melhore logo e que possa fazer suas "Merdas Por Aí" e que a galera se conscientize.

Vamos usar capacetes, galera!!!

11.02.2011 05:02   | Rio de Janeiro, RJ

  Tio Verde:

Valeu Funil e Bruno, pelos comentários!

11.02.2011 11:08   | Rio de Janeiro, RJ

  Tiago Ferreira:

Boa Tio Verde.

To sempre com meu irmão nos rolês e o garoto é abusado... gosta de set e gap e com isso por mais que eu diga que não - fico sempre preocupado.

Capacete é sim proteção...

Gostaria de reforçar o sentido do texto e dizer que skatista deve sim ter no mínimo um plano de saúde, pois a integridade do skater é mais importante que qualquer outra coisa. E deveria ter também um acompanhamento profissional para fortificar a musculatura.

Vai do Bom senso.

Skate Sempre.

11.02.2011 13:15   | Rio de Janeiro, RJ

  Tio Verde:

É isso Tiagão, um acompanhamento profissional inclusive é usado pelo skater pro Leandro Macaé, um dos poucos no Brasil com estrutura digna, mas o cara faz por onde!

11.02.2011 19:41   | Rio de Janeiro, RJ

 

envie seu comentário


* campos obrigatórios














2000 caracteres restantes




Digite os caracteres que aparecem na imagem abaixo:

Verificação