PenseSkate

           

Tio Verde

Tio Verde

VISÃO VERDE: A visão única do nosso Tiozão

FASERJ: QUEM QUER SER PRESIDENTE?

21.11.2011

Notícias - Riocomentários 9 comentários

Tio Verde na FASERJ, nem pensar! (crédito : Tiago Cambará)

Tio Verde na FASERJ, nem pensar!  (crédito: Tiago Cambará)

Tenho acompanhado pelas redes sociais o ataque feroz de vários skatistas (ou não), e de pessoas influentes (ou não) à instituição FASERJ leia-se Federação de Skateboard do Estado do Rio de Janeiro e no meio de tantas ofensas baratas e sem nenhum escrúpulo, aonde só se ataca a pessoa do então presidente em exercício André Vianna sem apresentar soluções para o skate carioca.


Alguns comentários mostram o total desconhecimento do que é “fazer algo”, e o despreparo visível de outros partindo para o ataque, e alguns (para dizer a verdade muito poucos), carregam um mínimo de consciência e lucidez que batem um pouco com que eu penso sobre a instituição, e é inspirado nesses comentários que eu escrevo esse post.


Eu sou abordado frequentemente por vários skatistas (ou não) que me vêem com bons olhos para presidência da FASERJ, eu mesmo já pensei em assumir tal cargo e pra ser sincero, quase já o fiz (por que convite não me faltou), mas vários fatores me fizeram desistir desse compromisso.


O primeiro deles é minha família na pessoa de minha esposa que lendo tudo que se comenta sobre a FASERJ e referente ao seu presidente, e a responsabilidade que é assumir uma instituição que carrega tudo de ruim que acontece ao skate carioca até hoje, até que ponto isso iria afetar a minha família.


O segundo, é ser analisado por pessoas que saíram das fraldas hoje e que nunca fizeram nada pelo skate carioca e pelo visto nunca irão fazer, eu sei que para esta função você estará sujeito a análise de pessoas de todas as idades, umas mais conscientes, coerentes e outras não e eu que vim de uma época onde cada palavra sua era analisada pela ditadura militar, fico imaginando os ditos “revolucionários” de hoje, não durariam uma semana no frigorífico a 16° completamente nus, do exército na rua Conde de Bonfim na Tijuca onde eu fiquei preso por fazer protesto ao governo militar da época.


O terceiro motivo é que sou um repórter fotográfico, gosto do que faço, sair para fazer matérias de skate, fotografar a galera, acumulando ás vezes com alguns eventos que costumo produzir que também curto fazer e isso com certeza seria difícil se assumisse tal responsabilidade.


E por último, a minha reação as críticas... acho talvez este seja o principal motivo para eu não aceitar tamanha responsabilidade, por que criticar é uma coisa e apresentar soluções é outra e desde já, agradeço aqui a galera que me acha uma pessoa do bem, capaz de fazer algo pelo skate e que me vê com bons olhos para esse cargo, porque é difícil a agradar a todos, ainda mais aqui no Rio de Janeiro.


Mas nem tudo são flores e alguns erros cometidos pela atual presidência da FASERJ, chegaram a ser infantis e só serviram ainda mais para se criar perguntas que nós temos as respostas, ou não?

- Por que é tão complicado e praticamente impossível de se fazer uma chapa para se concorrer nas eleições da FASERJ?

R: Na verdade a chapa é até fácil de fazer, o negócio é a aprovação dela e depois disso tudo pra você ganhar, tem que conquistar o apoio das Associações do Rio de Janeiro afiliadas à Federação que podem apoiar você ou não.


Mas a velha pergunta que não quer se calar, ABASE (Associação Baixada de Skate), APES (Associação Petropolitana de Skateboard), ANS (Associação Niteroiense de Skateboard), AFS (Associação dos Skatistas Friburguenses), AROS (Associação da Região Oceânica de Skate), USR (União Skate Rio), quais dessas associações realmente são ativas? Qual dessas associações que realmente realizam trabalhos para o desenvolvimento do skate no nosso estado, sejam eles gratuitos ou não?


Um erro tremendo que não entra na minha cabeça é a eleição ter sido feita no SESC de Teresópolis, cidade serrana do Rio de Janeiro, e por mais que se fale do suporte dado pelo SESC à Federação para que ela pudesse realizar as eleições, a tentativa de realizá-la aqui no grande rio me parece bem mais sensata, bem mais ética, bem mais democrática e além do acesso que seria bem melhor, ou não?


Um evento pode ser ou não oficializado pela FASERJ, cabe a você decidir se o seu evento vale esse investimento, porque está mais claro que aqui no Brasil, você com um pouco de “conhecimento”, arruma alguns benefícios como liberações de espaço pelos órgãos públicos, grades (que não é barato), som (que também não é), ambulância (mais caro ainda) isso só pra citar alguns itens, porque evento irmão, pra mim, tem que ter uma estrutura que dê o suporte necessário principalmente a quem faz você estar lá, o skatista!


Tenho certeza de que um presidente de Federação, precisa ser mais atuante, mais participativo, se não é da obrigação da entidade, foda-se! Eu vou fazer por que quero ver o skate acontecer em nosso estado e pronto! Se há um buraco na pista tal, eu vou lá e faço um relatório junto com a galera local, se os órgãos públicos não ajudarem, tudo bem, eu mesmo vou com a galera ou até sozinho e tento melhorar o que está horrível, pelo menos a sua vontade de querer acertar, com certeza vai ser vista, não adianta a Federação ficar falando que contribuiu para construção de algumas pistas se as mesmas estão em estados deploráveis, sem a mínima fiscalização e em completo abandono, mas há uma luz no fim do túnel e por mais que possam arrotar asneiras, a USR (União Skate Rio) tem tido muito trabalho e algumas conquistas, sem alardes é verdade, mas que vão trazer benefícios ao skatista carioca, podem acreditar.


Nesse momento de divisão do skate carioca (só não vê, quem não quer), existe uma solução que pode começar um processo (mesmo que seja lento) de união do skate do Rio e essa seria a mudança da presidência da FASERJ, por uma pessoa com propostas também novas, falei isso para o atual presidente, acho que ele não precisaria estar passando por esses lamentáveis comentários expostos sobre a sua pessoa, como homem e cidadão, e se a FASERJ hoje conseguiu oficializar um número expressivo de eventos, parabéns, mas e as realizações em prol do skate carioca? Gente nova, traria novos ares ao skate carioca e com certeza todos nós temos uma pessoa na cabeça, se ela vai dar certo ou não, é uma outra história, exemplos nós temos aqui no nosso país, de um torneiro mecânico em que todos afirmavam e afirmam até hoje de ser analfabeto e que deixou a presidência com mais de 90% de aprovação!


Para não ficar em cima do muro, eu tenho alguns nomes que gostaria de ver na entidade máxima do skate carioca, nomes como do Alessandro Ramos, Wilson Domingues, Raphael Pharrá e Bartolo, eu vejo com bons olhos.


Obs: Vale lembrar que eu não tenho nada contra pessoa do presidente da FASERJ, André Vianna, pessoa super inteligente, que conhece bem a história skate assim como suas regras como poucos, a quem sempre discuti com ele no mais alto nível, sempre respeitando para ser também e profissionalmente na vez que solicitei o apoio da mesma para realização de um evento fui prontamente atendido.


Quanto às Associações mencionadas, peço desculpas se de alguma forma eu as ofendi.


Boas sessions!


Este blog reflete a opinião pessoal de seu autor e não necessariamente reflete as opiniões dos editores dessa publicação.

comentários

  Alessandro Ramos:

Parabéns pelo Post Tio Verde! Sinto-me honrado de ser lembrado e visto com bons olhos pro cargo... Mas como sabemos é complicado... A cada dia q acordamos temos a possibilidade de fazermos deste um dia melhor e um dia os skatistas do estado do rio entenderão isso.. Em 2012 haverá muita coisa nova acontecendo e espero q todos estejam atentos pra que ñ deixem passar... Os demais nomes q vc citou tb assino embaixo... Somente com a união e interesse de pessoas assim que iremos prosperar... O skate já é grande demais, agora nós precisamos crescer e assumir nossas responsabilidades... Ou é ou ñ é... Chega de talvez ou mais ou menos... Abração!

22.11.2011 16:10   | Rio de Janeiro, RJ

  André Viana:

Tio Verde,

Ainda bem que me avisou que iria postar esse texto no blog, pois eu considero muito produtivo.

Legal vc ter ideias formadas e inclusive sugerir nomes, mas no meu ponto de vista, a galera que esta a fim de um dia estar a frente da FASERJ tem que pensar o skate como esporte, e não somente como uma manifestação cultural.

Só acho muito ruim, vc criticar diretamente as associações que fazem parte da FASERJ, até pq vc mora na capital, e como a maioria delas, esta bem loge da sua realidade fica dificil vc avalia-las.

Em relação a USR fico muito feliz de ver esta associação andando, até pq eu ajudei na fundação, assim como colaborei em alguns projetos nos bastidores. Inclusive sou fundador e conselheiro.

Vamos ver como vai ser daqui a 10 anos... acho q a maioria das associações sitadas por vc na materia, tem mais tempo de vida do que isso, e a única que esta realmente inativa de fato é a de friburgo...

Eu tenho certeza que essas associações já foram e continuam sendo muito importantes em suas localidades. O respeito é sempre grande, pois uma galera resolveu assumir a responsa, mesmo com todas as dificuldades.

Acredito que o maior problema estava no rio pela falta de uma associação, mas agora com a USR trabalhando tudo deve melhorar por ai, mas vai depender da gestão!

Aprendi com o envolvimento no skate, que é muito facil criticar, mas dificil é ter coragem e tentar. Eu já tentei. Já acertei. Já errei. Errar é humano.

A galera do skate do street da capital do rio não esta acostumada com organização e nem esta acostumada com as instituições, mas precisa entender que as instituções são maiores q as pessoas.Não é dificil ter apio das associações.

É importante lembrar que se hoje estou presidente da FASERJ é pela falta, de opção. Os interessados devem mostrar trabalho, e não revolução. O skate do Rio precisa de união e não de divisão. A união se constroe com conversa, com reunião pacifica, respeitando os direitos das pessoas.

Pa

22.11.2011 21:01   | Nova Iguaçu, RJ

  Pharrá:

Vou continuar fazendo meus corres junto com quem eu fecho (não preciso citar nomes), da maneira como eu acredito que o SKATE deve se apresentar perante a cidade as pessoas.

Acredito que a FASERJ é igual a Polícia Militar (como diz o Capitão Nascimento, mesmo eu não sendo fã desse ídolo torturador que a mídia inventou) só acabando e começando outra do zero.

Agradeço ao Tio Verde a indicação, que mostra que ele acredita na minha pessoa. Porém passo a vez!!


SKATE PRA MIM É RUA, CULTURA, ARTE, MÚSICA, CAMARADAGEM E DIVERSÃO!! ESPORTE JAMAIS!!

E as federações em geral tendem a enxergá-lo como tal.

SO......FUCK OFF!!!

22.11.2011 21:42   | Rio de Janeiro, RJ

  Pedro Henrique Nem:

Ótimo post TIO VERDE !

23.11.2011 07:51   | Volta Redonda, RJ

  eric fernandes:

Bom dia skatistas de alma, coração e sangue, resolvi manifestar minha opinião nesse assunto, o skate é o "esporte" do individual coletivo que abrange todas as vertentes citadas acima pelo pharrá, quer ser "Pistoteiro de champs", vai lá , quer andar na rua, vai lá, quer pintar shapes , vai lá , o skate em si tem uma essencia de possibilidades infinitas que eu nunca vi em lugar nenhum!!!

mas em certas modalidades do skate é necessário uma organização, e outras é necessário a união, eu espero que um dia a fase de transição acabe e podemos fazer uma união organizada ou uma organização unida.

vou compartilhar um pouco da minha história:

A uns 12 anos atrás eu comecei a andar, minha vontade era aprender o porque do skate girar naquela "magia" que envolvia o ollieflip. o tempo foi passando, conheci pessoas, lugares no meio do skate e fiz amizades que duram até hoje. Entam veio os campeonatos , a maioria garfados ,premiação pouca, inscrição cara, então eu e meus amigos fizemos nosso próprio campeonato com taxas de inscrição de R$2 + kg de alimento e mais tarde circuito e mais tarde ainda um video de skate com o pessoal que andava em realengo e bairros vizinhos. Veio o teste da CBSK , consegui a documentação exigida no ultimo dia, fiz o teste , passei, ja trabalhei como juiz fora do RJ e tudo, ja desenhei shape, roda pra marca de skate etc
--------------------------------------------------------------

enfim , ande de skate , se divirta , se tiver insatisfeito, FAÇA ACONTECER QUE TUDO VAI DAR CERTO, como deu comigo e com meus amigos.

"Quem é de verdade, sabe quem é de mentira."

e que venham novos tempos, novos presidentes, prefeitos, governadores para o skate, mas que a verdadeira essencia que é DIVERSÃO nunca acabe para todos nós.

seja você de niteroi, realengo, XV, irajá, caxias , etc um abraço e muito skate pra vocês.

23.11.2011 11:06   | Rio de Janeiro, RJ

  Tiago Cambará:

O pessoal do Rio Sul, da XV, da Lagoa e da Duó estão aí para servir de exemplo que a vontade de andar é mais importante do que qualquer outra coisa e é também o ponto de partida, sempre.

23.11.2011 18:26   | Rio de Janeiro, RJ

  André Viana:

Bem lembrado Erick, o teste de apitidão de árbitros da CBSK foi uma excelente oportunidade e foi feito eclusivamente a pedido e em parceria com a FASERJ... e os participantes tbm foram indicados por esta ultima... felismente no teste a maioria foi aprovado, e o projeto rendeu muito frutos, vc mesmo é exemplo disso, de um trabalho da FASERJ, mas a boa é lembrar que o skate não só uma praça, e não só uma pista, pq se existem mais de 30.000 skatistas no Rio de Janeiro, eles estão espalhados por todo estado e a união vem da ideia de organizar, de abrir dialogo, de respeitar todo tipo de manifestação de skate, pois até o skate iniciante é importantante, toda pessoa que ama skate e vive skate deveria ser repeitada.

Eu por exemplo, não freguento as pistas da capital do rio, mas moro em uma cidade que tem a primeira pista de skate da América latina, que esse ano faz 35 anos de aniversário. Eu ajudo a tapar os burados desta pista desde 1996. Tenho uma pistinha de skate em casa desde 1994. Tive uma marca que fabricou os melhores shapes em emados dos anos 90 no Rio de Janeiro.

Sempre defendi o respeito ao street de rua, quando os antios defendiam o bowl. SEmpre defendi os skatistas de bowl quando os de street os criticavam. Na minha opinião, skate é muito ais do que isso tudo, pq skate é tudo. Toda manifestação de skate esta contida em um universo de skate, que por menor que seja deve ser respeitada. A união nasce a partir do respeito. E isso nasce com atidudes boas. Com gentileza, pois gentileza gera gentileza.

É muito facil falar mal de mim, é muito facil falar mal da FASERJ, mas quero ver aguem tomar as decisões que eu tomei na minha vida para viver e pensar skate e/ ou ter condições de assumir uma associação ou uma federação com todas estas criticas, pois como eu me lembro de como era antigamente, posso dizer com tranquilidade, independente de quem seja o presidente, a galera vai falar mal. Hoje eu sei disso. Eu no passado já falei mal. Mas hoje em dia eu entend

24.11.2011 16:45   | Nova Iguaçu, RJ

  Zero:

Venho aqui expressar minha opinião, onde acredito q ninguém queira dar lição em ngn pois o skate é livre, mas hoje o que eu vejo, é que finalmente agora a cena está mudando pra melhor. Vejo a cena ficando mais viva e unida graças ao movimento das galeras (não só de uma praça) que mesmo sem ajuda dos representantes, estão agitando e fazendo acontecer pois esses skatistas querem lugar pra andar, e não ligam pra saber quem é o 1º, 2º ou 3º...
Concordo com o exposto acima, que: “A união nasce a partir do respeito. E isso nasce com atidudes boas.”
Na boa, não gosto de estar contra ninguém, mas quando certa pessoa q detém o poder e a representatividade de fazer algo de útil a 10 anos e não faz mesmo com mais de um pedido de ajuda dos skatistas quanto as questões que os afligiam (anos de repressão na xv, meses de pista de luz no aterro e Rio Sul, falta de pistas boas e reforma das antigas etc), penso que esse “representante” não merece consideração NENHUMA!
O pior é ouvir do mesmo: “Não posso fazer nada, não está ao meu alcance.” (como assim????)
Isso é uma tremenda falta de vontade e de respeito para com todos os amantes do carrinho. E essa atitude marcou e magoou muita gente que ama o skate também como você que está lendo isso agora.
Me pergunto, durante 10 anos, onde foi construido um half? Ou um Plaza? Ou uma simples mini rampa coberta pro dia de chuva??? Tem??!!
Mas o cara fez questão de mostrar que tem uma rampa nos moldes atuais dentro da própria casa. (!!!) E ainda tem a cara de pau de se fazer de vítima de perseguição, em fazer analogias religiosas a Jesus etc... tsc tsc tsc ...
Ah, quanto a uma outra questão que estão falando por aí: musicalmente procuro cantar a realidade que vejo, e o que vejo é isso...
Pra mim, a FASERJ não existe, pois não corresponde ao interesse dos skatistas e não age conforme entendo o que é SKATEBOARD, que não é ser o 1º, 2º ou 3º somente....

25.11.2011 13:03  

  Luciano:

Parabéns pelo texto, Tio Verde.
Ao que parece, o skate (institucionalizado) do Rio de Janeiro esá em crise. Viva a crise!
É certo que, como já disseram, o skate pode ser esporte, pode ser arte, pode ser cultura, pode ser uma forma de ocupação da cidade, pode ser lifestyle... Mais certo ainda é que ninguém vai deixar de andar porque na FASERJ (ou em outra entidade) a concepção de skate é diferente da sua.
Na minha opinião, o valor dessas entidades está no fato de que é possível, através das mesmas, criar algum tipo de pressão sobre as autoridades públicas, no sentido de melhorar as condições para a prática do skate. Acontece que, uma vez que os representantes das entidades passem a ter relações com a administração pública, é preocupante a possibilidade real de distanciamento das diretorias das entidades me relação ao dia-a-dia dos skatistas. Fora isso, mesmo não conhecendo pessoalmente o Tio Verde, tendo em vista a disposição que tem para “segurar esse sanhaço”, apóio a candidatura totalmente. Boa sorte e skate no pé. Um abraço.

29.11.2011 17:27  

 

envie seu comentário


* campos obrigatórios














2000 caracteres restantes




Digite os caracteres que aparecem na imagem abaixo:

Verificação